sábado, 16 de maio de 2015

Investigação constatou situações de risco grave à saúde dos trabalhadores


Unidade do frigorífico Marfrig de Bagé é interditada


A unidade de Bagé do Marfrig Frigoríficos do Brasil S. A. (Marfrig Group), que abate bovinos, foi interditado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na manhã desta sexta-feira, devido à constatação de situação de risco grave e iminente à saúde e à integridade física dos trabalhadores.
O coordenador estadual do Projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos, Ricardo Garcia, explicou, em coletiva para a imprensa, que o resultado das apurações envolve todo o trabalho realizado na empresa - do abate à expedição, abrangendo todas as máquinas e postos de trabalho. Os empregados da fábrica também foram ouvidos pela força-tarefa. Todos os aspectos determinados pela legislação referentes à segurança do trabalhador foram levados em conta. "A interdição é o último recurso. No caso de Bagé, os problemas são muito graves e reincidentes. A empresa já foi fiscalizada em outras oportunidades, inclusive foi interditada em outras ocasiões, nas mesmas máquinas e situações de hoje", frisou ele.
Já a procuradora do MPT, Rúbia Canabarro, afirma que mais de 100 autos de infração foram efetivados. Para voltar a abater, a empresa deve solicitar uma nova fiscalização junto ao Ministério do Trabalho e apresentar a documentação referente às melhorias para verificação dos dados. "A partir de hoje, a fábrica não pode funcionar, sob pena de incorrer em crime. Ela só pode voltar a funcionar após a desinterdição, que será feita após fiscalização de auditores do Ministério do Trabalho a partir de um retorno de tudo o que foi feito", explica a procuradora. 
Até o momento, a direção do Marfrig não se manifestou. Mais detalhes sobre o caso na edição impressa de amanhã do jornal FOLHA do SUL.

http://www.jornalfolhadosul.com.br/noticia/2015/05/15/unidade-do-frigorifico-marfrig-de-bage-e-interditada

Nenhum comentário:

Postar um comentário