Ele exerce diversas funções: informa riscos existentes nos ambientes de trabalho, sugerindo medidas preventivas; executa procedimentos de segurança e higiene do trabalho e avalia resultados; executa normas referentes a projetos de construção, ampliação, reforma, arranjos físicos e de fluxos; orienta atividades desenvolvidas pelos prestadores de serviço; e levanta e estuda dados estatísticos de acidentes laborais e doenças profissionais, calculando a frequência e a gravidade dessas ocorrências.
Todas essas atribuições têm como finalidade determinar ações preventivas, propor normas e regulamentos para a proteção coletiva e individual no ambiente de trabalho. Segundo a legislação, o profissional é exigido em toda obra com mais de 50 colaboradores, podendo ser contratado outro técnico à medida que o quadro de funcionários seja aumentado.
O GRUPO ATERPA conta com 64 técnicos em segurança do trabalho atendendo às várias obras em andamento pelo país. Uma das premissas do GRUPO tem sido contratar o profissional de segurança do trabalho no início das atividades, de forma a garantir o atendimento aos requisitos legais e do Sistema Integrado de Gestão (SIG). No dia 27 de novembro é comemorado o Dia do Técnico e do Engenheiro em Segurança do Trabalho.

