quarta-feira, 19 de junho de 2013

Entrevista com o Técnico de Segurança do Trabalho Joel Martins dos Passos
Popular Catarinense
22/1/2013 11:44:28
 Jornal Popular: Há quanto tempo você atua na área de Segurança e Medicina do trabalho?
R.: Há 15 anos, desde 1996, e juntamente com o Dr. Sérgio Varela Branco, há 08 anos, desde 2004.
 
Jornal Popular: Qual o ramo de empresa que vocês mais atuam? Há algum ramo mais específico:
R.: De uma forma geral, nós atuamos em todas as empresas onde somos solicitados, ocorrendo uma grande variação de diferentes atividades econômicas, sendo desde o ramo da Construção civil, Eletricidade, Telecomunicações, Comercio em geral incluindo supermercados, panificadoras, Serviços de Saúde, Hospitais Clínicas, Madeireiras e outras, porém nosso foco e nossa especialidade volta-se para o Setor Portuário.
 
Jornal Popular: Como você enxerga a questão da Segurança do Trabalho na cidade de Imbituba?
R.: Enxergamos de uma ótica positivista, as empresas, estão tornando-se mais conscientes  da importância da Segurança e Medicina do Trabalho para sua estrutura organizacional. Hoje muitas empresas ainda não se interaram ou nem sabem do que se trata Segurança do Trabalho, infelizmente quando só vão se dar conta disso quando são autuadas pelo Ministério do Trabalho, INSS ou através de Ações Trabalhistas, que geralmente despendem de custos muito altos para seus cofres.
 
Jornal Popular: Quem poderia informar melhor sobre a importância da Segurança do Trabalho para as empresas?
R.: No caso de empresas de grande porte, a própria empresa já se intera dessa responsabilidade, porém tratando-se de uma pequena empresa, geralmente esse trabalho é de responsabilidade dos contadores, pois são eles que acompanham todas as atividades das empresas, desde o fisco até a parte de Recursos Humanos, e neste quesito entra obrigatoriamente as questões de Segurança e Medicina do Trabalho, além dos Sindicatos da Categoria.
 
Jornal Popular: Por que você frisa tanto a importância dos Contadores e dos Sindicatos para apoio na implantação das políticas de Segurança e Medicina do Trabalho:
R.: Os Contadores principalmente por que controlam todas as documentações das empresas, abrangendo assim toda a vida profissiográfica dos colaboradores, sendo assim é fundamental que esse empregado seja amparado pela Legislação pertinente. E quanto aos Sindicatos, é fundamental suas atuações, pois os mesmos tem o poder para orientar, esclarecer, propor medidas, e principalmente a responsabilidade de fiscalizar essas ações, é de praxe nas convenções coletivas de acordos trabalhistas, serem abordadas as questões de Segurança e Medicina do Trabalho, porém na prática, muitos Sindicatos ainda deixam a desejar a questão da fiscalização das empresas, até por que a maioria das Rescisões de Contrato de Trabalho são homologadas nos Sindicatos, com o aval de seus presidentes, e em situações que a empresa não está cumprindo com suas obrigações legais, os Sindicatos tornam-se coniventes, as vezes por falta de conhecimento, de informação ou mesmo falta de interesse pelo assunto.
 
Jornal Popular: Qual sua alternativa para levar ao conhecimento dos empresários sobre as necessidades e benefícios que a gestão de Segurança e Medicina do Trabalho?
R.: Treinamento e Informação. Está mais do que na hora do que os órgãos governamentais, disporem de um sistema e programa de treinamento e informações de modo que os empresários, contadores e sindicalistas se interem de uma vez por todas das questões de Segurança e Medicina do Trabalho.
 
Jornal Popular: De que forma você enxerga a Segurança do Trabalho em um futuro próximo?
R.: Eu sou convicto, que com a exigência e implantação do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário desde 2004, que trata-se de documento que deve ser emitido no ato das demissões ou a pedido dos empregados para efetuar seus pedidos de aposentadorias, a Segurança do Trabalho não parou mais de crescer, e automaticamente vem fazendo com que as empresas implantem o mais rápido possível as políticas de segurança e medicina do trabalho, sendo assim em um futuro bem próximo, todas as empresas independentemente de suas atividades econômicas exploradas, estarão totalmente voltadas para práticas de gestão de segurança e medicina do trabalho, pois a cada dia que passa, mais conscientes as empresas estão ficando sobre a obrigatoriedade e responsabilidade do serviço de segurança e medicina do trabalho.
 
LEMBRE-SE: “Todos os Trabalhos Honestos proporcionam benefícios a alguém ou à sociedade”.(Joel Martins dos Passos –Téc. de Segurança do Trabalho)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário